junho 2019 (45ª edição)

 

 

 

 

Questionário de Avaliação da Newsletter

Participe!

6RIMSPZN - O Protocolo DSAV-RN/DSP-ARSN e a vigilância epidemiológica humana 

A 6ª edição da Reunião do Internato Médico de Saúde Pública da Zona Norte (RIMSPZN) contou este ano com uma mesa redonda sobre o tema “Saúde Única no Terreno”, um conceito que reconhece que a saúde humana está ligada à saúde animal e ao meio ambiente onde humanos e animais convivem.

I Jornadas de Epidemiologia Hospitalar e Controlo de Infeção  

Realizaram-se no passado dia 6 de junho as I Jornadas de Epidemiologia Hospitalar e Controlo de Infeção, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia de Lisboa, que reuniu profissionais de áreas tão diversas quanto a Saúde Pública, a Infeciologia, a Farmacologia ou a Engenharia Hospitalar. O evento, organizado pela Associação Portuguesa de Infeção Hospitalar, foi uma oportunidade para juntar e discutir as experiências nacionais da aplicação do Programa de Prevenção e Controle de Infeção e Resistência aos Antibióticos

A Experiência do AE Cerco do Porto– ação articulada Educação e Saúde no âmbito dos comportamentos aditivos e dependências

A saúde e a educação estão intimamente relacionadas: as crianças que frequentam a escola têm mais probabilidade de serem saudáveis e as crianças saudáveis têm melhor capacidade de aprendizagem e assiduidade. A promoção da saúde na escola apoia a consecução de objetivos educativos e sociais e influencia a saúde de toda a comunidade educativa.

6ª Reunião do Internato Médico de Saúde Pública da Zona Norte

A colaboração ULS Nordeste – ACES Porto Oriental foi também discutida como bom exemplo de cooperação inter-unidades de saúde pública, e coube a Rosa Branca Mansilha e Luís Cadinha demonstrarem os ganhos que uma experiência do género produz quer para as unidades quer para os seus médicos internos.

Tuberculose e a Comunidade

Gestão de um caso de TB bacilífera no Instituto de Emprego e Formação Profissional do Cerco

No passado mês de maio a Unidade de Saúde Pública do ACES Porto Oriental foi contactada pela homónima unidade do ACES Maia/Valongo por uma notificação de um caso de tuberculose bacilífera ativa naquela região, referente a um formando do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) do Cerco.

O ACES Porto Oriental parceiro no “Porto, Cidade Sem Sida” - iniciativa Fast Track Cities

No dia 20 de maio de 2019 decorreu nos Paços do Concelho, da Câmara Municipal do Porto (CMP), a assinatura formal do protocolo de criação de consórcio, no âmbito da estratégia "Porto, Cidade sem Sida", liderada pela CMP até 2020, com as entidades parceiras integradas na Rede Social e no Conselho Local de Ação Social do Porto.

Prevenção da Violência no Local de Trabalho - conhecer, prevenir e intervir

A Equipa de Prevenção da Violência em Adultos - EPVA, no âmbito do trabalho de articulação e cooperação com as Unidades Funcionais, realizou mais uma ação de sensibilização e informação sobre “Prevenção da Violência no Local de Trabalho – conhecer, prevenir, intervir”, dirigida aos Profissionais que desempenham as suas funções diariamente nas Unidades de Saúde.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now