outubro 2019 (46ª edição)

 

 

 

 

Questionário de Avaliação da Newsletter

Participe!

Dia de PASSE na Rua com as Escolas de Fernão Magalhães e Augusto Gil - 25 de setembro 2019 

O PASSE na Rua, iniciativa inserida no Programa PASSE (Programa de Alimentação Saudável em Saúde Escolar), teve como objetivo promover a saúde e alimentação saudável de forma lúdica e visou a promoção de comportamentos protetores da saúde no que se refere à alimentação, à saúde mental e à atividade física.

O PASSE na Rua vai à Escola Básica de Fernão Magalhães

Esta atividade destinou-se a crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico e procurou abordar, de uma forma ludo pedagógica, o tema da Alimentação Saudável, promovendo comportamentos saudáveis em ambientes promotores de saúde. Os monitores desta atividade foram os alunos do 9.º Ano, Turma A2, da Escola Básica Augusto Gil, do mesmo Agrupamento.

Dia Mundial da Alimentação 2019 - Núcleo de Nutrição da URAP do ACES Porto Oriental

O evento teve lugar pelas 11h do dia 11 de outubro nas instalações da URAP do ACeS Porto Oriental, em Barão de Nova Sintra e contou ainda com a presença de parceiros da comunidade como a Cruz Vermelha, o ERPI Monte dos Burgos, a Junta de Freguesia de Campanhã e o Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, além de profissionais de Saúde.

Reunião com a CPCJ Porto Central – projetos de intervenção no sentido da promoção de ambientes livres de fumo de tabaco                                                                                                  

No âmbito do Plano Local de Saúde (PLS 2017-2020) da área geográfica do ACES Porto Oriental, num trabalho dinâmico em rede com quem está próximo da população, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco Porto Central levou a efeito, em colaboração com a Unidade de Saúde Pública do ACES Porto Oriental, em sede de Reunião da Comissão Alargada, no passado dia 25 se setembro de 2019, uma ação de sensibilização para incentivar o desenvolvimento de projetos de intervenção no sentido da promoção de ambientes livres de fumo do tabaco,...

Escrever um artigo científico                                                                                      

A evolução dos serviços de Saúde Pública em Portugal não se compatibilizou com uma ligação forte ao componente académico e às Universidades, algo que se tem vindo a alterar recentemente.

Parte da contínua reforma dos serviços deverá passar também pela implementação de práticas de leitura e seguimento de publicações científicas relevantes na área, ainda que exista um problema de seleção de temáticas dada a larga abrangência de atuação dos serviços.

Estar bem, sabe bem…

No passado dia 10 de outubro celebrou-se o Dia Mundial da Saúde Mental e dada a proximidade do dia mundial da alimentação (16 outubro) fez-se o encontro entre dois temas tão importantes para a saúde.

A Câmara Municipal do Porto, em coordenação com diversos técnicos de saúde do ACeS Porto Ocidental e ACeS Porto Oriental levaram a cabo uma tertúlia intitulada Estar Bem, Sabe Bem… que se desenrolou no Mercado Temporário do Bolhão.  

XI Encontro Nacional de Médicos Internos de Saúde Pública:a Voz crescente da Saúde Pública

Nos passados dias 17, 18 e 19 de outubro, decorreu, em Leiria, o XI Encontro Nacional de Médicos Internos de Saúde Pública (ENMISP). Como já vem sido habitual, trata-se de um evento científico muito rico, com espaços de reflexão, discussão e muito convívio social. No entanto, interpretando como um indicador indireto da qualidade e motivação dos colegas internos e especialistas em Saúde Pública, este ENMISP superou as expectativas e colocou o evento num nível superior. O valor da iteratividade foi assim garantido. 

Estágio na USP do ACeS Porto Oriental

Acreditava que as histórias dos meus avós já não se repetissem 90 anos passados ou fossem casos isolados, mas ouvir 30% das crianças avaliadas dizer que ‘não tinham tomado o pequeno almoço´ fez estremecer os meus alicerces. Constrangeu-me profundamente imaginar todos aqueles futuros ceifados por tão singela negligência, e trouxe comigo a interrogação:  - Que responsabilidade temos nós como sociedade, e cada Profissional em Saúde Pública, perante esta evidência?

Workshop “Tabagismo – Repostas Locais para um Problema Global”

Este workshop permitiu reforçar as competências e os conhecimentos dos diferentes parceiros no combate ao tabagismo, que continua a ser um problema de saúde relevante na nossa população. Esta multidisciplinaridade ilustra, igualmente, a importância da articulação entre as várias entidades, para que a Saúde Pública possa pertencer realmente a todos, e seja verdadeiramente de proximidade.

Dia Mundial da Alimentação no JI da Nossa Senhora do Livramento

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação a Equipa PASSE Bonfim do ACES Porto Oriental em conjunto com o JI da Nossa Senhora do Livramento realizaram no dia 18 de outubro de 2019, uma atividade com as crianças, entre os 3 e 6 anos, de forma a promover hábitos alimentares saudáveis.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now